segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Um prato fundo pra toda fome que há no mundo

Conhecem essa canção do Zeca Baleiro?
Quero escrever sobre fome e saciedade... sobre caminhos a trilhar e a paz que excede todo entendimento humano... Esses dias lembrei dessa letra e fiquei pensando um pouco sobre o significado dessa parte, porque sempre me intrigou bastante:

''Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso
Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo.''

Pesquisando, não encontrei nenhuma boa interpretação dela...  Mas percebi que se refere a um relacionamento de amor entre duas pessoas e sobre a dúvida que sempre temos: ''Será que é isso mesmo?'' E de repente, são apenas pessoas muito ruins, reles mortais como eu que já sentiram que muito do seu sofrimento é devido ao próprio egoísmo de querer que a outra pessoa supra aquilo que você sozinho não consegue ter, mais alguém já fez essa constatação? #FalaDeus

Nessa estrofe, a pessoa faz perguntas para si mesmo a respeito da outra... será ela um atalho para chegar onde quero, um ''facilitador'', ou um desvio... que quer dizer ''perigo'' (não gosto dessa palavra desvio, até quando vejo no trânsito, parece que vai dar em algum bosque sinistro, sei lá...).... Um rio raso e tranquilo, onde não preciso ter medo ou um passo em falso de mais uma ilusão e engano do meu coração? Ou enfim, um prato fundo pra toda fome que há em mim, onde posso ser PLENO e TOTALMENTE SACIADO?

Essa última frase é a que mais me deixa encafifada... ''Um prato fundo pra toda fome que há no mundo'' porque parece que não faz parte do resto e ao mesmo tempo, analisando com mais precisão, percebemos que há uma ânsia por alívio da dúvida durante toda canção, nessa parte é como se chegasse ao limite extremo ''toda fome que há no mundo''. Há como uma só pessoa saciar toda fome que há no mundo? Não apenas comida, mas carinho e afeto? Há como uma pessoa apenas suprir totalmente o coração de outra pessoa, sendo nós todos humanos sujeitos a falhas?

Não né gente, não há!

Uma pessoa pode ser tudo isso pra nós... um passo em falso, um desvio, um rio raso... mas não pode saciar nossa fome por plenitude ou eternidade. Uma pessoa comum não pode ser TUDO pra nós, por mais que nos ame e nos acolha...

Mas... há alguém que tomou forma humana, um humano incomum, que prometeu saciar-nos!

''...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.'' João 10:10

Cristo prometeu não somente vida, mas VIDA EM ABUNDÂNCIA...Plenitude de alegria! Isso não é nem pode ser visto como utopia... É real, a realidade pode parecer estranha para nós, acostumados com o mundo material da comprovação e do agora, pra já! Mas quando nos dispomos a ser guiados pela Palavra de Deus, descansando Nele, ainda que humanos, podemos sentir essa paz que sacia nossa ''fome'' todos os dias... e é um exercício diário de confiança e intimidade com Deus!

Ele veio, para nos dar vida, ele veio como um prato fundo pra toda fome que há no mundo!



Cristo sabia de todas as angústias que passariam pelo nosso coração porque ele sofreu na pele por isso, então pode ensinar:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



Todo medo da rejeição vai sendo transformado pelo Amor que entende e gera vida plena. Sendo pleno em Deus, podemos experimentar a saciedade de estar bem consigo, isso nos torna leves e menos inseguros do ''O que será que será?'' Passamos a SER, porque sabemos quem somos!

Basta ter fome, basta pedir, basta procurar no prato certo...

Do que você se alimentará hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário